; Acesse o site uniso.br

Perguntas Frequentes

1. Como faço a inscrição para o vestibular da Uniso?

Para se inscrever, o candidato deverá optar por apenas uma forma de ingresso e, após, preencher o formulário e pagar a taxa de inscrição (prova online e Análise de Histórico Escolar do Ensino Médio).

2. Quais são as formas de ingresso?

Existem 3 formas de ingresso:
1ª: NOTA DO ENEM: Para o candidato que participou do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), serão aceitas as notas já divulgadas pelo INEP de todos os anos do ENEM. Isento da taxa de inscrição.

2ª: PROVA ONLINE: Aplicada pela Uniso e de maneira online, na qual o candidato terá o tempo de uma 1 hora e 30 minutos para realizar sua redação e 20 minutos para a prova objetiva. Findo esse tempo, o sistema eletrônico não permitirá que o candidato continue a realizar a sua prova. Taxa de inscrição no valor de R$ 30,00.

3ª: ANÁLISE DO HISTÓRICO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO: Utilização das notas finais obtidas no último ano de conclusão do Ensino Médio, correspondentes às disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Física, Química, Biologia e Inglês. O conceito numérico no Histórico deve estar de 0 a 10, nota mínima 6 em cada disciplina, para efeitos de aprovação na Uniso. Taxa de inscrição no valor de R$ 30,00.

3. Qual a diferença em me inscrever na prova online, com as notas do ENEM ou pela Análise do Histórico Escolar do Ensino Médio?

Caso você opte por não utilizar as notas do ENEM e nem Análise do Histórico Escolar, você poderá fazer a prova online da Uniso. As três formas de inscrição são válidas para ingresso na Universidade, em caso de aprovação.

4. Posso agendar uma data de prova?

As datas de prova e os horários são disponibilizados pela própria Universidade. Acompanhe no site a divulgação de novas inscrições, e lembre-se que, após a primeira prova, as vagas são remanescentes

5. Tem isenção da taxa de inscrição para a Prova da Uniso ou Análise do Histórico Escolar do Ensino Médio?

Não temos isenção da taxa de inscrição para nenhuma dessas duas formas de inscrição, somente utilizando as notas do ENEM.

6. Quais os documentos necessários para fazer a inscrição?

Documento oficial original com foto, nº de inscrição do ENEM (caso queira utilizar as notas do ENEM), Histórico Escolar do Ensino Médio, caso queira utilizar a nota final obtida no último ano de conclusão do Ensino Médio (vide normas no Edital: http://vestibular.uniso.br/_app/editais.html)

7. As notas do ENEM são para bolsa de estudo?

A inscrição no Processo Seletivo com a utilização das notas do ENEM não tem a finalidade de oferecer qualquer tipo de bolsa ou desconto nas mensalidades. As notas serão utilizadas para que seja feita a classificação com os demais candidatos, mediante os critérios preestabelecidos no Edital.

8. Como funciona a prova online?

A prova será de forma online, contendo uma redação e 10 questões com 5 alternativas cada uma, e o candidato terá um tempo correspondente a uma hora e trinta minutos (1h30) para realizar a sua redação e vinte minutos (20 min.) para realizar a prova objetiva. Findo esse tempo, o sistema eletrônico não permitirá que o candidato continue a realizar a sua prova.

9. Tenho desconto conforme minha classificação no Processo Seletivo?

A classificação não é para desconto, e sim a sua colocação no curso pretendido.

10. Terei bolsa ou descontos no vestibular da Uniso?

A inscrição não tem a finalidade de oferecer qualquer tipo de bolsa ou desconto nas mensalidades. As notas serão utilizadas para que seja feita a classificação com os demais candidatos, mediante os critérios preestabelecidos no Edital.

11. Quais os benefícios que a Universidade oferece?

Desconto Pontualidade
Desconto de 3% para alunos que não possuam nenhum outro tipo de desconto ou bolsa, nos pagamentos até a data do vencimento do boleto.

Desconto Egressos
Desconto de 40% para ex-alunos já graduados pela Uniso; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Sorocaba; Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Sorocaba ou Faculdades Integradas Dom Aguirre, que queiram fazer nova graduação. Desconto válido nos cursos previstos no edital do processo seletivo.

Desconto nos cursos matutinos
Desconto de 40% para cursos do turno da manhã definidos no edital do processo seletivo, válido para as mensalidades dos primeiros semestres letivos, conforme especificado no edital. Após o período de desconto, a transferência é automática para o turno da noite, com mensalidade no valor integral.

Desconto Licenciatura
Desconto de 30% nas mensalidades durante todo curso.

Desconto Família
Desconto de 10% para integrantes do mesmo grupo familiar.

Desconto Fidelidade
Desconto de 20% para o aluno que tenha concluído o Ensino Médio no Colégio Dom e no ano seguinte inicie a Graduação, ou de 10% para aqueles que concluíram Graduação ou Pós-Graduação na Uniso ou Ensino Médio no Colégio Dom Aguirre; para filho, pai ou mãe de ex-aluno que concluiu a Graduação ou Pós-Graduação da Uniso ou Ensino Médio do Colégio Dom.

Desconto Simultâneo
Desconto de 10% nas mensalidades dos alunos matriculados em dois cursos de Graduação e/ou de Pós-Graduação.

FINANCIAMENTO ESTUDANTIL
Creduniso O Crédito Educacional da Uniso (Creduniso) possibilita aos estudantes dos cursos de Graduação e da Pós-Graduação Stricto Sensu o financiamento de até 50% do valor da semestralidade. FIES - Financiamento Estudantil A Uniso está credenciada ao FIES, que financia até 100% da mensalidade. O percentual de financiamento é definido pelo sistema do FIES no ato da inscrição.

BOLSA DE ESTUDO
Prouni - Programa Universidade para Todos A Universidade de Sorocaba está credenciada ao Programa do Governo Federal e concede bolsas de 100% nessa modalidade. (Descontos e financiamentos não cumulativos.

As regras para a concessão de bolsas de estudo, descontos e financiamentos são definidas em editais e portarias específicas. Consulte: http://uniso.br/home/proben-graduacao)

12. Posso ter mais de um desconto no meu curso?

Não, os descontos não são cumulativos em um mesmo curso e não serão, em hipótese alguma, retroativos.

13. Quem já é graduado precisa prestar Vestibular?

Os egressos de cursos de graduação não precisam efetuar a inscrição para participar do Processo Seletivo, exceto para o caso de cursos com grande demanda e consequente possibilidade de não haver vagas remanescentes para serem ocupadas por esses egressos.

14. Como realizar a pré-matrícula?

O candidato convocado deverá acessar a área do candidato em vestibular.uniso.br, por meio do seu CPF e senha cadastrados no ato da inscrição, e efetuar a sua pré-matrícula; o candidato receberá o boleto de pagamento da primeira parcela da semestralidade no próprio e-mail cadastrado no ato da inscrição. Demais informações para a efetivação da matrícula serão enviadas aos candidatos por e-mail e/ou SMS.

15. Qual o valor da taxa de matrícula?

O valor da taxa de matrícula é a mensalidade do curso e turno (primeira parcela da semestralidade).

16. Quais os documentos necessários para fazer a matrícula?

DOCUMENTAÇÃO OBRIGATÓRIA PARA MATRÍCULA E RESPONSÁVEL FINANCEIRO (apresentar somente os originais; não é necessária xerox): Do candidato:
1. Histórico Escolar do Ensino Médio, com notas e carga horária;
2. Certificado de Conclusão ou Diploma do Ensino Médio (*)(**);
3. Certidão de Nascimento ou casamento;
4. Documento de Identidade – R.G. (***);
5. CPF do candidato;
6. Comprovante de residência identificado (luz ou telefone);
7. Uma foto 3X4 (recente);
8. Boletim de Desempenho Individual do ENEM (somente para os candidatos que participarem do Processo Seletivo utilizando as notas do ENEM).

Observações:
(*) Os concluintes do Ensino Médio no 2º Semestre de 2021, deverão apresentar a declaração de matrícula/conclusão da escola;
(**) Solicita-se que os alunos que concluíram o Ensino Médio no Estado de São Paulo apresentem o G.D.A.E (Gestão Dinâmica de Administração Escolar), disponível através do link:http://www.gdae.sp.gov.br/gdae/publica/ConsultaPublica.jsp, para validação dos documentos comprobatórios do Ensino Médio;
(***) A CNH não substitui o R.G. para a matrícula.

Do responsável financeiro: (responsável legal para os candidatos menores de 18 anos):
1. Documento de Identidade – R.G. (***);
2. CPF do responsável financeiro;
3. Comprovante de residência identificado (luz ou telefone).

17. A Uniso tem alguma forma de financiamento?

O Creduniso é um financiamento da própria Universidade, em que o aluno paga 50% da mensalidade. A diferença será paga no final do curso, no número de vezes em que foi utilizado o benefício. Mais informações em vestibular.uniso.br/creduniso.

18. Se cancelar minha matrícula, tenho reembolso?

Conforme descrito no Edital: Os alunos calouros que cancelarem a matrícula antes do início do semestre letivo terão devolvidos 80% (oitenta por cento) dos valores pagos a título de matrícula.

19. Após o pagamento da taxa de inscrição, quando minha inscrição aparecerá como confirmada?

Se o pagamento for feito por boleto bancário, a confirmação acontece em até 48 horas. Para pagamentos feitos por cartões de débito e crédito, a confirmação acontece no mesmo dia do pagamento.

20. Quando estará disponível o meu resultado (prova online, notas do ENEM ou Análise de Histórico Escolar do Ensino Médio?

Em vestibular.uniso.br, temos o link: Vagas e Datas Importantes, onde constam o cronograma de inscrição, os resultados e as datas de pré-matrículas.